Marketing emocional no mundo digital

Marketing emocional no mundo digital

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Ao longo dos últimos anos, o marketing tem evoluído significativamente e cada vez as empresas buscam compreender e satisfazer seus clientes. Nessa busca, surgiram algumas ‘formulas’ ou modos de fazer um novo tipo de marketing: o marketing emocional. Afinal, quem nunca se emocionou ao ver alguma propaganda na TV? Trazer essa emoção a conteúdos online pode ser a peça chave para destacar uma marca, produto ou serviço no mundo digital.
O marketing emocional é uma forma de agregar à estratégia de marketing de uma empresa um elemento chave, a emoção, que aqui é entendida como uma força capaz de inspirar o consumidor a comprar, visitar, curtir, compartilhar e se manter fiel à marca. Marketing emocional é a busca por uma conexão maior entre cliente e empresa, em que esta se envolve como um todo, buscando não apenas a satisfação do consumidor (pré-requisito para qualquer ação de marketing), mas também fazendo-o se sentir valorizado e único. É aquele ‘olhar’ cuidadoso para o cliente compreendendo que ele não é apenas um comprador, mas um ser humano que ama, se emociona e se engaja quando encontra valores parecidos com os que valoriza na vida pessoal.O que faz um consumidor escolher uma empresa e não outra? Entrega de valor. Embora muitos profissionais entendam que valor é algo muito além de preço, poucas empresas percebem a relação que o consumidor tem com o valor de cada produto e como essa relação afeta o engajamento. O desafio do marketing é encontrar uma maneira de fazer seu produto ou serviço mais valioso aos olhos do consumidor. O marketing emocional é uma maneira de compreender essa relação consumidor/valor, agregar valor ao preço e chegar à fidelidade do cliente.

Na internet, mais do que em qualquer outro meio de comunicação, o marketing emocional trona-se uma grande ferramenta de engajamento. Não basta uma foto bacana com uma frase de efeito num design limpo, a foto tem que tocar o coração, a frase tem que despertar algum sentimento de pertencimento e o design tem que refletir um estilo de vida. Se uma empresa consegue isso, certamente, conseguirá seguidores, curtidas, compartilhamentos, fidelidade e vendas! Mas como fazer isso?

A boa notícia é que na internet fica mais fácil entender os valores do consumidor e oferecer um conteúdo relacionado a estes valores. Uma empresa que vende, por exemplo, bijuterias, pode facilmente entender quais valores suas compradoras levam em conta. São ecológicas, preocupadas com o meio ambiente? São mais vaidosas, buscando peças que transmitam beleza e refinamento? Ou são mais discretas, preferindo algo mais elegante? Para cada um desses públicos devem ser desenvolvidos conteúdos diferentes, ligando a empresa de forma emocional ao cliente.

Conhecer o cliente e oferecer um produto que tem valor para ele é o primeiro passo para trabalhar o marketing emocional de forma efetiva e eficaz. Atingir o coração de um cliente gera mais que venda. Gera relacionamento duradouro e engajamento, que devem ser o foco de toda e qualquer empresa que queira se diferenciar no mundo virtual.

Matéria:Plugcitarios

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