Por que o Networking é tão importante no mercado de agências de Publicidade?

Publicado por | Artigos

Em qualquer segmento de mercado, manter um excelente networking é fundamental, não só para se manter atualizado e em plena evolução profissional, mas, principalmente, para alcançar novas oportunidades de negócio. Desta forma, uma rede de relacionamentos é tão importante quanto possuir talentos ou um ótimo produto ou serviço. Mas, afinal, o que é networking? 

De forma simples, podemos entender networking como um termo que engloba todas as atividades necessárias para a criação, administração e manutenção de rede de contatos com pessoas e empresas que tenha alguma ligação com seu propósito de negócio. Essa rede pode ser extremamente variada, desde pessoas mais próximas (Ex.: um diretor de um fornecedor que tem amizade pessoal com determinado diretor de outra empresa consumidora) até pessoas mais distantes (Ex.: um contato realizado entre pessoas em uma feira de negócios e que, a partir de então, passaram a interagir de forma positiva via redes sociais ou outros canais de contato). Ter uma rede vasta, nesse sentido, traz muitos benefícios para empresas, em especial, agências de publicidade.  

Mas, porque?  

Uma agência que possui uma rede de relacionamentos ampla e que investe tempo e até algum recurso financeiro nisso (participação em feiras, eventos, workshops, etc.), acaba construindo uma rede de “QI”, o famoso “Quem indique” o que facilita muito e gera diferencial competitivo no momento de fechamento de negócios e oportunidades, dentro de uma competição acirrada. Pela lógica, em propostas e condições parecidas de mercado, uma empresa tende a fechar com um fornecedor do qual se tem alguma indicação próxima, assim possuindo mais credibilidade e confiança para seguir adiante.  

Além disso, muitas empresas tendem a acreditar, por exemplo, que uma indicação feita por uma pessoa ou fornecedora próxima já carrega em si uma análise que tal agência indicada tem estrutura e método de trabalho em sinergia com as da contratante. Além disso, manter um networking ativo e crescente pode significar oportunidades de aprender com o que os demais contatos estão vivenciando ou ficar ciente de oportunidades, experiências ou situações de mercado que, até então, não estavam no radar.  

Um bom networking parte da premissa publicitária que “quem não é visto, não é lembrado”, então, logicamente, uma agência para estar na memória do mercado tem que também se fazer presente, seja nos principais eventos e atividades do setor, seja na interação com órgãos governamentais e de classe, seja no estímulo para que seus colaboradores interajam e participem de encontros e workshops, ou na devida tratativa mais próxima com fornecedores e veículos, que também podem servir como aquela carta na manga ou aquela indicação avalizada, quando um futuro cliente necessitar do suporte publicitário. 

Mas, importante lembrar, que uma rede de relacionamentos funciona em uma via de mão dupla, ou seja, está embutida nela também a ação de recomendar, compartilhar e trocar experiências a favor de outros negócios, também desenvolvendo oportunidades para sua rede. Por fim, cabe frisar que a qualidade das conexões da sua rede faz uma grande diferença para sua eficiência, pois o que realmente importa nela não é a quantidade, mas sim, contatos que possam ser bons para o objetivo de sua agência e que realmente possam agregar valor ao seu negócio. E não se esqueça: novas oportunidades estão em todos os lugares, mas você precisa estar lá para aproveitá-las, e nada melhor que com indicação privilegiada, certo?  

Mini Currículo 

Emerson Gomes é publicitário, especialista em Mídia e Marketing e Vendas. Atuante no mercado publicitário há mais de 20 anos, tanto como sócio diretor de planejamento e atendimento em agência de propaganda, quanto em atividades acadêmicas, como docente e coordenador de cursos no segmento. Atualmente, incorpora atividades como consultor de empresas e ministra treinamentos, mentorias e palestras nas áreas de Marketing e Comunicação. Desde 2014, participa da Diretoria APP Campinas, atuando pelo distrito Jundiaí e região.  

Last modified: 2 junho, 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *