O aumento no número de startups nos últimos anos foi bem significativo. Segundo os últimos levantamentos, já são mais de 13 mil startups mapeadas e o país já conta com 16 unicórnios — que são aquelas empresas que valem mais de 1 bilhão no mercado.
Ao falarmos em empreendedorismo atualmente é quase impossível não citar startups. Nesse cenário, entender conceitos para encaixar os negócios nas categorias certas é fundamental.
Dentro do universo digital, esses conceitos servem para separar as startups de acordo com as soluções que elas oferecem. Algumas dessas empresas trabalham com mídias, publicidade e marketing aliadas às tecnologias, que recebem o nome de MarTech, AdTech e MadTech.
Para compreender melhor sobre o que é cada um desses tipos de startups, acompanhe este post até o final!
O que é Martech?
A transformação digital é bem importante para caracterizar uma empresa como startup. Afinal, o uso de tecnologia está ligado à inovação, um dos pilares desses modelos de negócios, que são emergentes e trazem novas soluções — principalmente quando estamos falando de marketing digital.
O termo MarTech une duas palavras para apresentar o conceito de empresas inovadoras que trabalham com marketing. Assim, a junção de marketing e tecnologia deu origem ao MarTech, que se refere ao uso de ferramentas, processos e plataformas tecnológicas.
A partir do uso dessas ferramentas é que se resolvem problemas de marketing por meio da tecnologia. Ou seja, aqueles softwares de automação, aplicativos e outras soluções que facilitam o dia a dia dos profissionais têm origem nas MarTechs.
Portanto, essas plataformas otimizam as atividades e ajudam os profissionais a alcançarem melhores resultados utilizando a tecnologia aplicada ao marketing.
Exemplos de aplicações MarTech
Qualquer profissional que atua em marketing digital conhece a importância de ferramentas tecnológicas. Praticamente todas as atividades realizadas utilizam plataformas, processos e outras soluções que têm base na tecnologia. Por isso, entenda quais são as aplicações MarTech.
- Web Analytics: É possível gerar relatórios completos que mostram a eficiência de formatos, canais e outros dados que mostram as preferências dos consumidores para melhorar a experiência dos clientes;
- CRM: Os softwares de relacionamento ajudam a conhecer melhor os leads e fornecem informações para personalizar a jornada de cada um;
- Gerenciamento de mídias sociais: As ferramentas são capazes de agendar posts, rastrear alcance de publicações e muito mais;
- SEO: Existem ferramentas que contribuem na otimização de conteúdos para melhorar a classificação nos mecanismos de buscas;
- E-mail marketing: Os sistemas de e-mail marketing criam listas segmentadas, disparam mensagens, fornecem dados de performance e outras aplicações interessantes;
- Automação de marketing: Todas as ferramentas listadas acima estão ligadas à automação e esses softwares facilitam e simplificam a rotina dos profissionais de marketing, sendo muito importantes em uma MarTech.
O que é Adtech?
Uma AdTech é como se fosse o braço das MarTechs, mas com foco em trabalhar a tecnologia em publicidade online. Nesse sentido, são construídas soluções para que as marcas consigam fazer anúncios mais eficientes para captar mais leads.
Por meio da tecnologia, o AdTech auxilia na criação de campanhas de mídia paga que possam atrair mais consumidores. Depois disso, as informações colhidas são analisadas e repassados às iniciativas MarTech para que esses dados sejam tratados.
O resultado disso é que as campanhas posteriores serão ainda mais específicas, personalizadas e qualificadas — principalmente com o uso de cookies. Dessa forma, os anunciantes conseguem maior aproveitamento e aumentam o ROI de suas ações.
Exemplos de aplicações AdTech
Assim como em MarTech, existem diversas aplicações para AdTech. Conheça algumas a seguir.
- Adsense: Plataforma do Google para fazer anúncios que aparecem nas páginas de pesquisa do buscador;
- Mídia paga em redes sociais: As publicações podem ser impulsionadas de acordo com o objetivo de campanha, ou são criados anúncios em canais pagos. Os mais utilizados são Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e LinkedIn Ads;
- Plataformas de ofertas: Os donos de sites fornecem espaços pagos em suas páginas para que sejam criados anúncios que têm maior poder de conversão de acordo com o público-alvo;
- Ad Exchange: São as trocas de anúncios, em que são fechadas parcerias entre anunciantes para a divulgação de seus conteúdos nas páginas de um parceiro;
- Mídia Programática: Consiste na compra de anúncios sem a necessidade de ter contato com os donos das páginas.
Qual a diferença entre Martech e Adtech?
Por mais que ambas sejam voltadas às estratégias de marketing digital, há diferenças entre MarTech e AdTech e essa distinção é bem simples.
As Adtechs são um subconjunto das MarTechs e trabalham com tecnologias para publicidade e campanhas online. Enquanto isso, MarTechs são mais amplas e envolvem tecnologias para otimizar as estratégias de marketing digital.
Cada uma tem suas ações e processos específicos e é possível fazer bom uso das duas como ferramentas complementares.
Madtech: a convergência entre MarTech e AdTech
A transformação digital é um processo que ocorrerá em qualquer empresa que queira sobreviver no mercado. Em um mundo que adota tecnologias digitais nas mais variadas situações, não adotar tais ferramentas pode ser o início do fracasso de um negócio.
Essas mudanças chegam com tamanha força e intensidade que impulsionou o aparecimento das startups, entre elas as MarTechs e AdTechs. Entretanto, um novo tipo de negócio é a convergência entre esses dois conceitos e se chama MadTech.
O surgimento de MadTech
O termo MadTech surgiu em meados de 2015 e foi criado por David M. Raab. O conceito aborda como as tecnologias são próximas e entrelaçam dados para potencializar os resultados.
MarTech e AdTech estão tão ligados que acabam se ligando em meio ao funil de vendas, e essa união pode ser bastante proveitosa para maximizar a personalização da jornada do cliente. As ações e campanhas que usam dados baseados em tecnologias têm maiores chances de sucesso, sobretudo no ecossistema digital.
MadTech como o futuro digital
Estamos vivendo uma época em que grande fatia do orçamento para publicidade das marcas é investido em mídias digitais. Nesse contexto, a migração para o modelo MadTech é urgente se você deseja um crescimento mais rápido para se destacar em meio à concorrência.
A junção dos dois conceitos representa uma maior precisão e melhor uso das tecnologias de marketing e publicidade. Ao unir os dois modelos, é possível combinar dados que melhoram a personalização e otimizam a jornada de compras por meio de abordagens mais exatas.
Dessa forma, os dados e a eficiência de uma MarTech pode ser usada para a criação de anúncios mais eficazes. Por outro lado, as campanhas AdTech utilizam métricas e informações sobre os grupos-alvo para deixar os investimentos mais precisos e direcionados.
Ao agregar os benefícios de cada uma você tem insights que podem transformar os resultados que seriam obtidos separadamente. Essa abordagem fortalece as estratégias e promove um crescimento mais expressivo, além de entregar experiências mais positivas para os clientes.
Separar os dois modelos tem suas vantagens, mas juntá-los é ainda melhor. Desse modo, os conceitos de MarTech, AdTech e MadTech permitem que os dados sejam usados com mais inteligência e focados em solucionar as necessidades dos clientes. O usuário deve estar sempre em primeiro lugar e ele dá pistas do que a equipe de marketing deve fazer para conquistá-lo.
Conheça mais sobre sobre as soluções Dinamize e perceba como a automação é uma aliada importante no crescimento de suas estratégias!