Diversidade nas empresas: real ou fake?

Por Diego Oliveira –  Youpper Insights

Se você, sua empresa ou marca nunca ouviram falar do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), saiba que estão perdendo grandes oportunidades de contribuir com o planeta, com as pessoas e, porque não dizer, com os negócios.

Mas afinal, o que representam essas três letras e o que temos a ver com isso?

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um resumo bastante compreensível sobre o tema: os ODS são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela ONU “para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

Diversidade nas empresas: real ou fake?

Dentro dessas metas, temos uma específica sobre Igualdade de Gênero, representada pelo ODS 5, e uma que fala sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), que visa promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos.

E porque estou falando sobre tudo isso? Primeiro porque é, de fato, uma agenda bastante importante. Nos últimos dois anos, o número de companhias que buscaram implementar alguma ação ESG (maneira de avaliar as práticas das empresas com base em suas políticas Ambientais, Sociais e de Governança) em seus processos cresceu vertiginosamente, segundo especialistas do setor. Um dos fatores que fez o tema florescer foi a pandemia.

De olho em todo esse movimento, é visível que alguns temas têm ganhado projeção dentro das organizações, sendo um deles Diversidade e Inclusão. Muitas companhias já possuem até comitês com foco específico nesse assunto.

Em termos de negócios, recente pesquisa do Instituto Akatu, em parceria com a Globescan, mostrou que 50% dos brasileiros consideram que a falta de contribuição das empresas impacta numa vida menos sustentável, enquanto a média mundial no índice é de 34%. Ou seja, os consumidores estão mais críticos em relação ao desempenho socioambiental das empresas.

Vivemos o desafio corporativo de transformar as equipes – principalmente em cargos C-Level. É preciso acabar com essa visão míope e rasa do que, de fato, representa a diversidade. Diversidade não é cumprir cotas, mas realmente acreditar no poder que diferentes pessoas, experiências e visões podem trazer ao negócio. É chegada a hora de se abrir para o novo, para a informação, se despir da ignorância e se propor a compreender o quanto o mundo tem gritado por uma sociedade mais igualitária.

Uma marca moderna e adaptável não apenas comercializa e entrega soluções para a diversidade, mas também promove a inclusão, gera oportunidades reais e carrega em sua essência as pessoas como o propósito central do seu negócio.

Tem ideias e quer contribuir para este futuro mais sustentável que desejamos construir? Junte-se a nós.  Junte-se aos que acreditam na mudança e buscam essa melhoria dia após dia.

 

www.youpper.com.br

Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>

Tags

Compartilhe esse post:

Posts relacionados
Categorias

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades, eventos e vagas de empregos!